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Gestão de estoque - APRENDA A CONTROLAR O ESTOQUE DA SUA ÓTICA

A gestão de estoque é um dos principais pontos dentro de qualquer negócio, afinal esse é um fator que pode influenciar diretamente as suas vendas, certo?

Assim, implementando algumas estratégias básicas em seu estoque de produtos, mesmo que a primeira vista pareça algo questionável, tenha a certeza que em curto prazo promoverá um lucro na ótica significativo e aumento em suas vendas.

Mas, antes de partir para as dicas de fato para gestão de estoque da sua ótica, é fundamental entender do que estamos falando.

Nesse sentido, o estoque de uma ótica pode ser dividido em suas partes: 1) estoque de vitrine (onde os produtos estão expostos no estabelecimento); 2) estoque de fundo (óculos e acessórios guardados em gavetas e no próprio estoque da loja).

Duas considerações são importantes aqui, sendo uma delas a organização (em ambos os estoques) e o inventário.

Bom, a organização não é nem preciso comentar muito sobre, afinal, ter os produtos na ótica bem organizados e dispostos corretamente, além de se tornar mais atrativo aos olhos do cliente, também otimizará seu tempo quando for procurar algum produto específico.

Já quanto ao inventário, esse é mais direcionado ao estoque de fundo, sendo crucial conhecer tudo o que sua ótica possui, pois assim saberá o que tem à disposição para vender e a quantidade para atender a demanda do público.

Tendo isso em vista, veja 3 dicas para a gestão de estoque de forma eficiente, melhorando os rendimentos da sua ótica!

  1. PLANEJE SUA REPOSIÇÃO

Controlar o seu estoque inclui fazer o planejamento da reposição de mercadorias, sendo importante pensar que de forma você repõe seus produtos.

Essa reposição é feita em uma data específica (correndo o risco de zerar a reserva e ficar sem o produto), ou contínua (quando o estoque atinge o ponto de reposição)?

Saiba que as duas formas são válidas, afinal ambas as escolhas tem seus prós e contras e impactam diretamente as vendas na sua ótica.

Entretanto, o ideal é que para os produtos top em vendas, com uma alta rotatividade, a reposição seja feita de forma contínua, já para as compras periódicas, aproveite para trazer lançamentos, comprar em maior quantidade e conseguir negociar melhor com seu fornecedor.

  1. ANÁLISE O DESEMPENHO DE SEU ESTOQUE

Na gestão de estoque é essencial definir uma rotina semanal ou mensal para analisar quais os produtos tem melhor aceitação de seu público.

No caso das armações, pode não ser tão útil analisar o desempenho individual de um determinado modelo e sendo assim, para uma melhor análise, entenda qual é o desenho (redondo, retangular, gatinha, três peças, aviador) das armações mais aceitas e foque neste nicho quando for realizar as compras.

Por isso, seu estoque deve ser dinâmico, uma vez que o varejo pede agilidade na resposta, especialmente agora na época de final de ano, onde as vendas aumentam.

Então, cuide para que o estoque da sua ótica não tenha nem a falta de produtos, tampouco produtos em excesso com pouca saída, avaliando sempre a demanda e oferta, isto é, abastecimento e vendas.

  1. PRATIQUE O DESAPEGO

Por mais que você faça um bom controle de seu estoque, sempre há aqueles óculos de sol ou óculos receituário que "encalham", não é mesmo?

Nesses casos, a melhor estratégia é se desapegar, ou seja, aproveitar as épocas de promoção para se desfazer dos produtos que não tem tanta saída normalmente.

Isso diminuirá seu prejuízo, agradará seu cliente e fará você ter oportunidade para investir em novos produtos, com maior aceitação no mercado ótico.

Agora, mãos à obra! Comece hoje mesmo a fazer a gestão de seu estoque, pois assim terá uma resposta mais produtiva em sua ótica!

Além disso quando o produto vêm de uma ótica atacado com referência pode ter uma variedade de produtos óticos que dificilmente ficarão estocados sem saída e assim ajudar na sua gestão de estoque.

16 / Abr / 2020
YARA SOUZA

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